Electrónica "Home Entertainment"

Grupo de Trabalho: Ana Sousa, Lilian, Filipe, Ana Maia, Caroline
PANASONIC-SECOND LIFE

A Panasonic como grande investidora da área tecnológica não poderia deixar de estar no Second Life. Esta ferramenta tecnológica tem sido usada por várias empresas para analisar as primeiras reacções do público em ralação aos seus produtos. O Second Life assim como o próprio nome já diz é uma representação virtual parcial do mundo real, uma segunda vida. As pessoas podem interagir com produtos, marcas, comprar produtos, conhecer pessoas entre outras actividades.

http://209.85.129.132/search?q=cache:-7u2eWY6cx0J:whatjapanthinks.com/2008/05/15/panasonic-japan-opens-up-in-second-life/+panasonic+second+life&cd=1&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=pt


PANASONIC E APRESENTAÇÃO DO USO DE CRM POR PARTE DA MARCA

Após uns meses, a Sonicel apresenta a forma de utilização de CRM por parte da marca Pnasonic (através da declaração de privacidade) de forma explicita onde acrescenta a preocupação em torno da privacidade dos dados do cliente,
tornando claro para todos os interessados, os meios utilizados e a preocupaçao da marca em procurar obter informação sobre o cliente
para o poder satisfazer da melhor forma possível. O modo de utilização de CRM por parte da Panasonic coincide com aquilo que foi estudado durante as aulas deste semestre.
Sendo assim, citando alguns dos pontos relevantes do site:

"A Panasonic encontra-se empenhada em proteger a privacidade do Utilizador e em desenvolver tecnologia que lhe proporcione a experiência online mais potente e segura.

RECOLHA DA SUA INFORMAÇÃO PESSOAL
A Panasonic recolhe informação pessoalmente identificável, tal como os seu endereço de e-mail, nome, morada de casa ou de trabalho ou número de telefone. A Panasonic recolhe, igualmente informação anónima de carácter demográfico, que não lhe é individual, tal como o seu código postal, Idade, sexo, gostos, interesses e favoritos.

Existe igualmente informação sobre o seu computador (hardware e software) que é automaticamente recolhida pela Panasonic. Esta informação poderá incluir: o seu endereço IP, tipo de browser, nomes de domínio, horário de acesso e localização de Web site endereços. Esta informação é utilizada pela Panasonic com vista à exploração do serviço, para manter a qualidade do serviço, e para fornecer estatísticas gerais sobre a utilização do Panasonic Web site.
Utilização da sua Informação de carácter pessoal

A Panasonic recolhe e utiliza a sua informação de carácter pessoal para explorar o Panasonic Web site e para lhe prestar os serviços que solicite. A Panasonic também utiliza a sua informação de carácter pessoal, para o informar sobre outros produtos ou serviços disponíveis através da Panasonic e das suas empresas afiliadas. A Panasonic também poderá contactá-lo através de inquéritos realizados com vista a obter a sua opinião sobre os actuais serviços ou potenciais novos serviços que poderão ser oferecidos.

Além disso, a Panasonic poderá partilhar dados com parceiros de confiança, para nos ajudar a efectuar análises estatísticas, enviar-lhe emails ou correspondência por correio, fornecer apoio a clientes, ou providenciar entregas.

A Panasonic acompanha os Web sites e as páginas visitadas pelos nossos clientes dentro da Panasonic, com o objectivo de determinar quais os serviços da Panasonic mais populares. Estes dados são utilizados para fornecer conteúdos e publicidade personalizada aos clientes da Panasonic cujo comportamento indique o seu interesse numa área particular.bold text"


PANASONIC PORTUGAL:MEDIDAS DE INTERACTIVIDADE COM O CLIENTE

Apesar da Panasonic em Portugal nao ter um sistema de CRM implementado na empresa, são tomadas algumas medidas importantes para manter uma interactividade de qualidade com os clientes da marca assim como com colaboradores importantes.
Assim a Sonicel (representante da Panasonic em Portugal) tem vindo a desenvolver o seu site, de forma a alcançar esse objectivo colmatando, de certa maneira a falta de CRM na empresa.

"A disponibilização de mais este canal de interacção com os nossos parceiros na distribuição e sobretudo com o público em geral, faz parte de um processo de reestruturação profunda que pretende incrementar a comunicação e a fidelização do consumidor PANASONIC / TECHNICS bem como o respectivo brand awareness. Numa segunda fase queremos com este espaço potenciar a interacção facilitando um acesso complementar para aquisição de equipamentos PANASONICS / TECHNICS. Queremos igualmente promover através deste site uma relação mais estreita com os nossos parceiros, concretizando processos de negócio mais simples, directos e lineares."

http://www.sonicel.pt/DesktopDefault.aspx?tabid=171

—-

HI-FI: uma explicação

"O sistema Hi-Fi apareceu entre os anos 50 e 60 para ser aplicado em aparelhos de reprodução musical (rádio, aparelhagens…) e visual (Tv, máquinas fotográficas…). No ínicio exigiam dos seus utilizadores um conhecimento acima do normal de termos técnicos, especialmente ligados à electrónica.
Inicialmente, a ideia de Hi-Fi é disseminada por revistas de electrónica amadora que ofereciam projectos de circuitos de amplificadores, filtros e caixas-acústicas. Com a progressiva sofisticação dos sistemas de reprodução, os aparelhos ainda faziam apelos não menos básicos a um conhecimento tecnológico. Gráficos, medidas e especificações técnicas e testes comparativos de carácter laboratorial eram publicados em revistas ou impressos nas embalagens dos produtos. Ainda que nem sempre rigorosos e raramente compreendidos pelos utilizadores, esses dados revestidos de cientificidade serviam para dar credibilidade aos produtos e para alimentar o fetiche pelo
refinamento tecnológico.
Além de exercitarem os seus conhecimento e ocuparem os seus momentos de lazer, os
fãs dessas tecnologias formavam uma espécie de comunidade fechada, cujos membros
detinham um conhecimento especial e restrito. Passado um primeiro estágio que coincide com a etapa de aprimoramento dessas tecnologias e formação de um mercado consumidor, há uma etapa de conquista do mercado doméstico. Isto é particularmente importante já que é por meio dessas tecnologias que os consumidores vão ter acesso à música e imagem e, portanto, essas tecnologias não oferecem apenas novos aparelhos de reprodução musical e visual, mas ajudam a configurar e refinar os modos de escuta musical e visual de cada época." (Iazzetta F. in Tecnologia, escuta e conflito de géneros)

Failure of CRM systems

In class we leaned a lot about the function, positive impacts and advantages of CRM systems. However if not applied properly, companies may not be satisfied with their results.
The most common causes of CRM failure:

- over-rely on technology
- lack of business vision
- lack of customer segmentation and relationship stategy
- no proper measurement of CRM success
- lack of human interaction with clients

In order to implement CRM successfully, companies have to have a clear vision, a way to measure the CRM success and they should not assume that technology is the solution to all problems. In fact, CRM is just one part of the customer relationship strategy (Kotler and Armstrong, 2009).

APLICAÇÃO DO CRM POR UMA EMPRESA DE E-BUSINESS

DALERA CIBERGUIA é uma empresa que tem como principal objectivo o de encontrar soluções de e-business para os seus clientes.
Uma das suas principais políticas é a de seguir sempre que possível, as necessidades, dados, preferências, etc dos seus clientes e para isso acham fulcral o uso do CRM.
Aqui fica uma documentação desta empresa que explica a necessidade do uso do CRM para conseguirem alcançar o sucesso junto dos seus clientes, assim como o modo/programa que encontraram para o aplicarem.

http://www.dalera.com/cache/imagens/XPQnHCP8s7887Bu21XzJtmwZKU.pdf


Conferência Portugal Internet Week

A Associação do Comércio Electrónico e Publicidade Interactiva organiza uma conferência bastante interessante no âmbito não só da electrónica mas também do marketing e publicidade com um dos gurus do Conhecimento, Inovaç\ao, Tecnologia e Competitividade: Soumitra Dutta!

Realizar-se-á a 11 Novembro no Forum Picoas, 50€ para estudantes…paga-se bem mas vale a pena (deve ir para o curriculum e tudo…).

Mais detalhes em:

http://www.comercioelectronico.pt/index.php


No que diz respeito a este campo, o grupo de trabalho irá ao longo do semestre, introduzir e analisar informações sobre o sector electrónico no âmbito de CRM que vão sendo consideradas de importância. É de salientar que grande parte da informação dirá respeito à empresa PANASONIC, visto estarmos perante um dos maiores gigantes a nível mundial de electrónica de consumo. A titulo de curiosidade, esta empresa actualmente ocupa o 3º lugar do ranking no índice Fortune 500 Electronics & Electric Equipment (http://panasonic.sonicel.pt/DesktopDefault.aspx?tabid=82).

Os links que se seguem referem-se às páginas oficiais da Panasonic, para um maior esclarecimento prévio do negócio da empresa.

http://panasonic.sonicel.pt/ - Panasonic Portugal
http://www.panasonic.com/ - Panasonic Internacional


REUNIÃO PANASONIC

No passado dia 26 de Outubro, o grupo de trabalho teve uma reunião com o Director de Marketing da Panasonic em Portugal, Dr. Filipe Nogueira. Esta reunião foi fundamental para entender um pouco do negócio da empresa, quer à escala nacional como internacional. Importa referir que, de acordo com o Dr. Filipe Nogueira, só a nível internacional se verifica de facto a aplicação de CRM, uma vez que a Panasonic Portugal, não se trata de uma filial da empresa, mas focaliza-se única e exclusivamente em vendas.
Desta forma, iremos abranger mais a elaboração de um projecto de CRM para a Sonicel (empresa representante da Panasonic Portugal) a nível nacional, isto é, no que se refere às práticas de Costumer Relationship Management que a empresa poderia vir a desenvolver.


USO DE CRM PELA PANASONIC

Aqui está um exemplo do uso de CRM por parte da Panasonic, a pensar nos clientes mais fieis á marca.

Pelos vistos a marca desenvolveu este site para dar continuidade ao contacto com os clientes possuidores do cartão Plus Card pondo-os também semanalmente via e-mail, a par das novidades da marca, informaçºoes dos produtos e entertenimento (informações nao so ligadas directamente á marca mas também á musica, lançamento de filmes, novidades de desporto…)

http://www.flipcorp.com/en/portfolio/projects/panasonic-crm.html

--Panasonic's 3D Full HDTV system--

Trata-se de um novo desenvolvimento da tecnologia de TV que tem por base dar continuidade a todo o desenvolvimento efectuado nesta area relativamente à tecnologia LCD e PLASMA.

A Panasonic têm apostado muito tempo e recursos no desenvolvimento desta tecnologia a fim de ser a pioneira no lançamento de um produto de qualidade nesta area - a primeira 3D Full HD (3DFHD) Plasma Home Theater System.

panasonic_3D-thumb-450x316.jpg

Esta PLASMA HDTV possui 103 polegadas e possui um player para discos gravados ne tecnologia Blu-Ray completamente adaptada para a visualização em 3D.

Para o processamento de imagem, a Panasonic separa as imagens captadas pelo olho direito do esquerdo, permitindo um processamento individualizado que vai desde o processo de gravação, exposição e visualização.

Para que o espectador possa captar toda a sensação 3D de uma 3DFHD, necessita de uns oculos especiais que trabalham sincronizados com a PLASMA HDTV, compostos por lentes especiais que permitem a captação do dobro da informação disponibilizada por uma PLASMA HDTV normal.

3dtv_suite.jpg
500x_20091009153722500.jpg

Desta forma é possível criar o efeito 3D dando a sensação ao espectador que se encontra dentro da própria tela.
À qualidade de imagem integrada no PLASMA HDTV, a Panasonic incluiu nas suas novas TVs um sistema de som surround 5.1 de alta qualidade.
Com o lançamento de um novo suporte de dados em Blu-ray, toda a informação respeitante à qualidade de imagem em 3D assim como a qualidade de som surround 5.1 podem estar contidas num único suporte de informação visto que possui entre 25gb e 50gb.

IFA_2005_Panasonic_Blu-ray_Disc_Single_Layer_25GB_BD-RE_%28LM-BRM25%29_%28Cartridge%29_%28by_HDTVTotalDOTcom%29.jpg

Para adquirir o nível de imagem 3D, é necessário que a imagem real seja captada através de uma camera especial desenvolvida pela Panasonic. Esta camera é composta por um conjunto de lentes "gémeas" que individualizam o olho direito do esquerdo (twin-lens P2 professional camera recorder) e é 100% compativel com TVs PLASMA de alta definição.

WEB%203D-CAM_lowangle.JPG

Neste momento, a tecnologia LCD é o fruto de maior rentabilidade da Panasonic, no entanto a empresa está a tentar dar ênfase à tecnologia PLASMA, a única que possui uma capacidade de refrescamento de imagem superior que permite a visualização de múltiplas imagens sem perdas na resolução.

Ainda não existe data de lançamento oficial deste produto.

Fontes:
http://www.gizmag.com/panasonics-3d-full-hd-tv-system/10862/
http://www2.panasonic.com/webapp/wcs/stores/servlet/prModelDetail?storeId=11301&catalogId=13251&itemId=342750&modelNo=Content04162009023429173&surfModel=Content04162009023429173
http://www.blu-ray.com/info/
http://en.wikipedia.org/wiki/Blu-ray_Disc


-- Tecnologia LED --

[[div]]
block contents


Artigo Científico

Using the E-CRM Information System in the Hi-Tech Industry:
Predicting Salesperson Intentions

Introdução
A importância da e-CRM (Electronic Customer Relationship Management) tem vindo a crescer nas empresas devido ao rápido desenvolvimento das Tecnologias de Informação e utilizadores da Internet. Os consumidores são os maiores contribuintes para o sucesso de uma empresa. É crucial para uma empresa saber as necessidades e desejos dos seus clientes de modo a satisfazê-los. E-CRM permite que uma empresa antecipe o comportamento do cliente através da sua “perseguição” e análise on-line. Esta pesquisa combina a Teoria da Difusão da Inovação com o Modelo de Aceitação Tecnológica, com a confiança e a qualidade de percepção da informação.
A indústria electrónica em Taiwan é o foco da pesquisa para estudar as intenções dos vendedores no uso do sistema de informação do e-CRM. Com esta pesquisa descobriu-se que os estudos apoiam fortemente o MAT para prever as intenções dos vendedores no uso do e-CRM. Estas descobertas ajudam no desenvolvimento de uma maior aceitação no uso do e-CRM e na promoção de novas Tecnologias de Informação para utilizadores potenciais (Tung 2007, pag.131)

TDI:
A Teoria da Difusão da Inovação tem sido relevante no campo das informações e tecnologias, define-se como “o processo pelo qual uma inovação é comunicada através de determinados canais entre os membros da sociedade” e refere-se a 5 características importantes da inovação sendo elas a: vantagem relativa, complexidade, compatibilidade, habilidade e observações. “A vantagem relativa é a de que a inovação é mais vantajosa que os métodos tradicionais, a compatibilidade exige a consistência entre inovações presentes e passadas, a complexidade representa o nível de dificuldade em compreender as inovações e o seu uso”. Trial ability é a característica das inovações que permite que estas sejam testadas, sendo posteriormente possível a observação dos resultados.

MAT:
O Modelo de Aceitação da Tecnologia explica que o nível de facilidade de uso do e-CRM assim como a sua compreensão são determinantes para a decisão de qualquer pessoa na aquisição ou não, deste sistema tecnológico e de informação.
No entanto este modelo não é completo uma vez que não aborda todas as componentes tecnológicas influenciáveis na aceitação destes sistemas por parte dos utilizadores. Desta forma, Venkatesh e Davis completaram este modelo através do TAM 2 tendo incluído os processos sociais e os processos instrumentais cognitivos como a relevância do trabalho, qualidade de outputs, etc. como influenciadores da aceitação.

A teoria e o modelo acima referidos completam-se, sendo a vantagem relativa e a complexidade designadas pela Teoria, similares á percepção de utilidade e á percepção da facilidade referidas pelo Modelo.
Apesar da compatibilidade não ter sido estudada no Modelo, “Wu e Wang juntaram o Modelo original á compatibilidade falada na Teoria de modo a perceber o que é que determina a aceitação pelo utilizador, do comércio móvel. Assim descobriram que a compatibilidade tem um efeito directo na percepção da utilidade e comportamento intencional para a utilização do sistema” (Tung 2007, pag.132) .
Também se estudou o impacto que a “confiança” (uma variável muito importante neste estudo de e-CRM uma vez que é um factor relevante para o consumidor) tem no Modelo de Aceitação da Tecnologia, concluindo que este factor tem um efeito directo no comportamento intencional da utilização do “e-service” e consequentemente, um efeito positivo na percepção da sua utilidade.

MÉTODO DE PESQUISA
Foi realizado um estudo em 45 indústrias de tecnologia, em Taiwan, totalizando 285 questionários válidos a fim de verificar a aplicabilidade dos sistemas de e-CRM. Teve como base a relação dos estudos em IDT (Innovation Diffusion Theory ) e TAM (Technology Acceptance Model), combinados com índices de Confiança e Qualidade de Informação Percebida.
Para a realização do estudo foram colocadas diversas hipóteses sobre a compatibilidade da aplicação da tecnologia e-CRM, utilidade percebida, intenção comportamental, facilidade de utilização, confiança e qualidade da informação percebida.
Esta pesquisa, através do recurso a Structural Equation Modeling (SEM) a fim de efectuar análise de dados, permitiu verificar a concordância com a teoria através do ensaio de todas as hipoteces. Para tal, foi utilizado as aplicações informáticas LISREL 8.3 e SPSS 13.0.
Com recurso ao modelo Goodness-of-Fit foram analisadas os seguintes indices: o rácio de x2 para Degrees-of-Freedom (df); Goodness-of-Fit index (GFI); Incremental Fit Index (IFI); Rioot Mean Square Error of Approximation (RMSEA); e Root Mean Square Residual (RMSR). Estas variáveis permitem analisar os dados para o estudo de casualidades entre todos os parâmetros construídos para cada modelo.
Para medir a reliabilidade convergente, foram escolhidos 3 índices mais frequentemente usados de acordo com a sugestão exposta na pesquisa de Bagozzi and Yi (1998): Individual Item Reliability, Composite Reliability (CR) e Average Variance Extracted (AVE) para taxar o modelo de avaliação.
No final, verificou-se que o valor médio dos parâmetros usados na pesquisa entra em acordo com os valores sugeridos nos 3 índices, o que significa que os parâmetros de pesquisa possuem boa validade convergente. Os dados mostraram que todas as hipóteses são suportadas, visto que todos os seus valores estão de acordo com os índices estabelecidos.

Conclusão do Estudo
Desta forma, o presente estudo possibilitou auxiliar os profissionais e investigadores a compreenderem melhor a razão pela qual as pessoas resistem ao uso do sistema de informação CRM, prevendo como os vendedores devem responder ao sistema em causa, e aumentar assim a aceitação do usuário e melhorar as técnicas e processos de implementação, de acordo com Feng-Cheng Tung (2007, pag. 135).
Este estudo contribuiu com algumas conclusões de relevância. Para Feng-Cheng Tung (2007, pag. 135): por um lado, o impacto da compatibilidade é mais significativo e directo sobre a intenção comportamental de utilizar o sistema de informação e-CRM; por outro lado, a percepção da facilidade de uso foi determinada como um antecedente importante da utilidade sentida e de confiança; e por fim, esta combinação adicionou à investigação a percepção de confiança e a qualidade da informação como finalidade do modelo se tornar mais completo e adequado. Contudo o estudo em questão também apresentou limitações.
Por fim, e de acordo com o autor (Tung 2007, pag.135), o facto da amostra de investigação estar confinada a apenas uma única indústria de tecnologia de Taiwan, e o facto dos inquiridos que foram alvo do questionário não estarem em muitos casos interessados ou não estarem actualmente a utilizar o sistema de e-CRM, trouxe algumas restrições ao estudo.

Referência
Tung, Feng-Cheng (2007). Using the E-CRM Information System in the Hi-Tech Industry: Predicting Salesperson Intentions, The Journal of American Academy of Business, Cambridge, Vol. 11, Num.2, 131 – 136.

*CRM tool that improved Panasonic´s performance*

Case Study: Panasonic improves entire Sales and Operation Process with Infinity Info Systems

Panasonic Toughbook is a leader in embedded wireless technologies. Due to the enormous popularity of the Toughbook line, Panasonic needed a customer relationship management (CRM) system to adapt quickly to Toughbook´s rapidly growing market share. Due to the deficiencies of Panasonics previous CRM system such as its inability to handle the complex customer relationships and its inefficient reporting. Due to the complexity of Panasonics Toughbook, Infinity Info System recommended Sage CRM SalesLogix. The infinity team also implemented reporting tool such as QlikView which provided accurate forecasts and lead management figures, reduce errors on in the manufacturing process and reduces the probability of having excess inventory. Also, the Infinity team built a search feature within SalesLogix to help the sales reps to find the specific features and products needed for their customers. The result was that orders became more organized giving sales reps more time and ability to service their targeted industry. With the implementation of SalesLogix, the Toughbook team had an increase in sales capabilities, reduced CRM expenses by 75% and reached greater efficiency in the manufacturing process.

King, J., "Panasonic improves entire Sales and Operation Process with Infinity Info Systems", DM Review, p.48

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License